Wilde é considerado um dos escritores mais destacados da Londres vitoriana tardia; além do mais, foi uma celebridade da época em consequência a tua extenso e serrilhado engenho. Hoje em dia, é lembrado pelos seus epigramas, suas obras de teatro, e as circunstâncias de sua prisão, que foi seguido por sua morte precoce. Filho de destacados intelectuais de Dublin, desde cedo adquiriu fluência em francês e o alemão. Guiado por 2 de seus tutores, Walter Pater e John Ruskin, se deu a ver por seu envolvimento com a crescente filosofia do esteticismo.
Também explorou profundamente o catolicismo —religião que ficou teu leito de morte—. Após tua passagem pela faculdade, mudou-se pra Londres, onde alternou nos círculos culturais e sociais de moda. Londres, onde trabalhou prolíficamente como jornalista. Conhecido por tua inteligência mordaz, o seu vestido extravagante e tua radiante conversa, Wilde tornou-se uma das maiores personalidades de teu tempo.
Na década de 1890 refinou suas ideias a respeito da supremacia da arte em uma série de diálogos e ensaios, e incorporou temas de decadência, duplicidade e formosura em seu único romance, O retrato de Dorian Gray. A chance para elaborar com precisão fatos estéticos e combiná-los com as questões sociais lhe levou a escrever teatro.
Em Paris, escreveu Salomé em francês, todavia a tua representação foi proibida já que a obra apareciam protagonistas bíblicos. Imperturbável, escreveu quatro “comédias divertidas para gente séria” em princípios da década de 1890, ocasionando-se um dos mais bem sucedidos escritores da Londres vitoriana tardia. A balada da prisão de Reading, um poema em comemoração aos severos ritmos da vida carcerária. Morreu miserável em Paris, com a idade de quarenta e seis anos.
- 22 furões comentou
- 1961 – Orange Blossom Special and Wheels
- 3 Ônibus noctámbulo
- um Como estudar a vestirse1.1 1. O que significa se vestir bem
- um Turbina sem pás
- 8 Estatísticas sobre o Transporte Público em Málaga
- Os desertos de sal de Uyuni e Coipasa, as maiores planícies de sal do planeta
eu Escrevi no momento em que não sabia que existia a existência. Agora eu sei o teu motivo, de imediato não possuo que digitar. A existência não poderá ser escrita; só pode ser vivida. Oscar Wilde foi o segundo dos 3 filhos de 2 destacados participantes da comunidade angloirlandesa de Dublin. Não tem que esquecer-se que, ainda que por cultura Wilde era um cidadão de todas as capitais civilizadas, de raiz foi um irlandês, muito irlandês e, como tal, um estrangeiro em toda parte, menos na Irlanda.
Seu pai, sir William Wilde, era o mais essencial cirurgião especialista em otology e oftalmologia da Irlanda, além de ser um célebre arqueólogo e estatístico. A mãe de Oscar, Jane Wilde, era poetisa, escreveu utilizando o pseudônimo de Speranza (“Esperança” em italiano)— que escrevia para os adolescentes revolucionários irlandeses e era conhecida partidária do nacionalismo irlandês.
Seu irmão mais velho, William Wilde (1852-1899) seria mais tarde um conhecido jornalista para Soco e Vanity Fair, além de colunista pro jornal The Daily Telegraph. Sua irmã menor, Isola (1857-1867), morreu de meningite aos nove anos de idade. Ainda guria, já era um muito bom conversador; suas capacidades descritivas implicavam com muito usual, e os seus exageros de humor, os eventos do colégio eram altamente divertidas. Um dos lugares favoritos dos guris pra descansar e discutir nas tardes de inverno era ao redor de um fogão que tinha em Stone Hall; ali brilhavam e projetava Oscar.
No colégio quase o mundo todo o chamava Oscar, entretanto tinha um mote, Corvo Cinza (Gray-crow), que lhe chamavam no momento em que queriam fazer raging, coisa que lhe incomodava pela extremidade. Jamais se interessou no mínimo por matemática, nem na faculdade, nem ao menos no colégio. Foi educado em casa até os 9 anos, demonstrando uma inteligência inesquecível e uma especial facilidade pro francês e o alemão.
Sobre o Autor