A França E A Alemanha, Sem árbitro

por

A França E A Alemanha, Sem árbitro

A saída do Reino Unido da União altera seus equilíbrios de poder internos. A modificação se observará especialmente em sectores como as regulamentações econômicas, o comércio e a política externa e de defesa. Algumas vezes mascaradas em todo o Reino Unido, as diferenças entre a França e a Alemanha sairão à luz.

O câmbio dos fugirá ou vai aproximá-lo à potência? Você confirma o papel de segundo da França sobre a Alemanha ou servirá pra que Paris aumente a sua ação na União Europeia? As posições do Reino Unido tendem a acordar as simpatias de países como a Holanda, a Dinamarca ou a República Checa, oferecendo um contrapeso liberal para as posições francesas e um coringa melhor para a Alemanha pra frenarlas evitando um confronto direto com Paris.

Sem Londres, esse peso desaparece em tão alto grau pela hora de definir políticas, como de mencionar votos. De acordo com os fundamentos de votação no Conselho de Ministros, para formar uma minoria de bloqueio é preciso inserir quatro países que, juntos, representam 35% da população comunitária.

  • >90 Excelente
  • 11 Copa do Mundo (recorde o que tem Ronaldo Nazario, com 15)
  • Rio Care
  • 2 Segunda Guerra Mundial. A fase fascista 6.2.Um Franco e os judeus
  • cinquenta ou mais pontos em um jogo (temporada da NBA): 9 (até a temporada 2008/2009)
  • Daniel Mauser, 15. Morto por um tiro no rosto
  • Cor não-reconhecido: Preto, Branco
  • Jornadas completas

O bloco liberal clássico, que formam uma dezena de estados passaria de somar 25% da população europeia a 15%, segundo os cálculos de um estudo da consultoria Global Counsel. “Se o Reino Unido vai, vai transformar o equilíbrio de poder no conselho afastando-os liberalizadores, que terão mais dificuldades para formar minorias de bloqueio, mesmo com o apoio alemão. Os votos combinados de Alemanha e os 10 estados mais liberais seria insuficiente pra alcançar o teto necessita de 35%”, conclui o estudo. “Os alemães estão de forma especial lamentosos com o Brexit não só pelo motivo de se preocupa que os outros países -já, por tua fração, mais agoniados do que nunca pelo domínio germânico – conseguem visualizar-se tentados a formar uma aliança contra você.

Os alemães viram os ingleses como aliados para causas como o liberalismo econômico, ou a redução do orçamento europeu”, admite Charles Grant, diretor do centro de estudos de londres Center for European Reform. A estratégia da Alemanha de ser inserido discretamente no centro dos debates, usando o Reino Unido e seus aliados frente a França deixará de funcionar. Se o Brexit se consuma, “a Alemanha estará bem mais exposta e em ocasiões em que se irá ver forçada a assumir posições bem mais antagonistas”, terá de se evidenciar mais politicamente e “liderar a oposição às medidas liberais”, confessa Global Counsel.

essa tensão que aparece entre Berlim e Paris, a ação de Madrid e Roma se intensifica. Com o Reino Unido vai, bem como o superior exército da UE, um povo com uma cadeira eterno no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A perda pode reduzir a importancia da política externa e de defesa comum, alertava, em Bruxelas, diversas referências diplomáticas antes do referendo. Como afetará o Brexit os planos da União de elaborar uma política externa, de segurança e de defesa própria, independente da OTAN e Washington? Os efeitos de ter um Reino Unido em retirada poderiam começar a notar-se no debate que a UE manterá até o encerramento do ano a respeito da renovação das sanções a Rússia. Londres será menos influente que, até agora, em sua defesa de uma linha dura, aproximado à de Washington, em frente ao crescente desejo de Berlim, Roma e Madrid de relaxar as tensões.

A visão de que Londres reduza tuas ambições militares, uma vez fora, em divisão -contudo não só – por razões orçamentais, preocupa o Governo francês. Washington, ao perder sua competência de influenciar pela Europa. O Brexit “é uma má notícia pros EUA”, admite Richard Hass, presidente do Council of Foreing Relations. “O Reino Unido -acrescenta – foi um de seus parceiros mais primordiais e será menos atraente e menos apto de praticar este papel”.

Sobre o Autor

administrator