Com mais de 250 clínicas, a Turquia é a meca europeia do transplante capilar. No elevador do Gorrion Hotel de Istambul estamos a 4 pessoas. Três somos homens, e temos a cabeça com os olhos vendados. A quarta é uma aeromoça da Turkish Airlines que aguenta o riso durante as nove plantas que descemos até a sala do baixo-almoço. São 7 e meia da manhã.
Bacana hora para não encontrar ninguém, imaginei ao colocar o alarme do smartphone pela noite anterior. Contudo, aparentemente, todos os homens com a cabeça com os olhos vendados pensamos o mesmo. Não sou o único português, no entanto sim o mais jovem. A verdade é que eu nunca teria imaginado que eu iria botar cabelo tão cedo. E menos 3.500 quilômetros de minha moradia.
Os garçons que servem o chá estão acostumados a olhar os homens com a cabeça com os olhos vendados. Estamos no lugar favorito de peregrinação dos espanhóis calvos, graças aos baixos preços de seus transplantes capilares. É simples: em Portugal acrescentar um logotipo da sua cabelo podes custar até 10.000 euros.
Em Istambul, a menos de 2.000. É Deste jeito que somos os europeus que mais viajamos pro éden dos alopécicos. Assim como ajuda que o nosso nação tenha mais de seis milhares de pessoas com calvície e que gastar mais de 1.000 milhões de euros por ano em produtos capilares.
Os mesmos milhões que a indústria do transplante capilar entra na Turquia, graças a nossas viagens. Colocando no Google “transplante capilar pela Turquia” aparecem multidão de agências espanholas e estrangeiras que, por esse preço se oferecem, além do enxerto e do tratamento, duas noites em um hotel de cinco estrelas, serviço de transporte para a clínica e tradutor. Turismo de saúde é chamado. Investigué pela web para as agências que oferecem estes pacotes de viagens, e decidi ligar para o que mais segurança me falta deles.
Se chama Microfue, e Roberto Capomazza a pôs em funcionamento há dois anos. Este italiano que se estabeleceu em Tenerife, foi a pôr o cabelo pra Istambul e voltou com um novo negócio que não tem parado de crescer. Chegou a um acordo com 2 prestigiados especialistas em mini-implante, os doutores Levent Acar e Emrah Cinik, para levar até tua clínica, Cosmedica, no Hospital Medical Park, a pacientes de o mundo todo, por menos de 2.000 euros.
Eles levam a cabo o segredo FOI. Se extraem os cabelos, como por exemplo, da nuca, e se os injertan um a um pela fração mais necessitada da cabeça. Roberto, que me oferece todas as facilidades pra destinar-se a Istambul e provar em primeira pessoa esse boom pelo cabelo turco. Antes de desenvolver a aeronave sentido a Istambul contato com Javier, um administrativo valenciano de trinta e seis anos, que estava há sete meses, entrando cabelo em terras turcas. As imagens que me manda de antes da operação, e meses depois são impressionantes. Após 4 horas e diversas turbulências pelo mau tempo, a aeronave pousa às 23.30 no aeroporto de Ataturk.
- Lua-de-mel económica entre Portugal e Israel
- 59 horas. Szymanowski e Gabriel têm diversas ‘noivas’
- 3 Tratamento e Atuação do Pessoal para o Atendimento dos Freguêses
- Coordenação médica
- 1998 (39º Aniversário): Trinta e nove anos perto com você
- cinquenta e cinco h. Neymar espera garantias do PSG sobre o ‘fair play’ financeiro
- A Reforma
- ChemChina com o propósito de fechar a maior aquisição china da história
a saída do controle de passaportes está me esperando um homem corpulento que sujeita um cartaz com o meu nome. É Salvatore Pierno, um italiano da ilha de Capri, que é o elo de ligação entre a agência Microfue e a clínica dos enxertos capilares.
Fala perfeitamente espanhol e quer que você chame Salva. Leva-Me até uma van que nos deixa no luxuoso Gorrion Hotel, a quinze minutos do aeroporto. Enquanto eu me cadastro, começam a mostrar-se homens com a cabeça com os olhos vendados e outros agora com teu novo cabelo ao descoberto. O recepcionista me acompanha até meu quarto. Pelo caminho, explica-me que posso desfrutar do spa e da piscina aquecida no momento em que quiser.
A iluminação que entra pelas vidraças me acorda a primeira hora da manhã. Da janela, você podes ver toda a porção europeia de Istambul. Salva, o “homem pra tudo” da agência, me vem buscar no táxi pra destinar-se à clínica pra fazer o transplante capilar. Nos 10 minutos que dura a viagem, me explica teu trabalho.
Sobre o Autor