Assistir a um concerto de música eletrônica bem poderia assemelhar-se a uma visita a uma loja de gadgets. Entre uma união de cabos, sintetizadores e telas de micro computador, emergem os sons impossíveis de replicar por instrumentos mais tradicionais. A tecnologia se apodera do cenário para marcar a batida de cada canção.
Depeche Mode, Kraftwerk, ou David Guetta só seriam um substituto, se não tivessem posto a sua criatividade ao serviço das máquinas. A melhoria da eletrônica bem como perderia o sentido sem a digitalização, contudo como se de um fã enlouquecido se tratasse, não quer parar de dançar. Novas tecnologias, como a inteligência artificial e os algoritmos, buscam um bis infinito de um som ainda desconhecido.
“Tentativa de investigar sons e desenvolver texturas impossíveis de se fazer sem os avanços técnicos. Agora queremos ter uma orquestra no pc ou somar trezentos canais virtualmente”, explica Ed is Dead, produtor e DJ. No seu caso, o conhecimento tecnológico é uma fração de teu serviço.
Entende que a tecnologia é uma linguagem, uma ferramenta à tua persistência para implementar as ideias que ecoam em sua cabeça. Apesar de viver rodeado de máquinas, insiste em que a música eletrônica, por muito digital que seja, não deixa de simbolizar uma série de sons que têm de disseminar emoções e contar histórias. Neste tentativa de dar uma reviravolta ao gênero, a colaboração entre o Google Creative Lab e Magenta levou à criação do Nsynth Super.
trata-Se de um protótipo fundado em um algoritmo de machine learning que utiliza redes neurais pra estudar as características dos sons. Após reuni-los, cria qualquer coisa inteiramente inédito. Por exemplo, pode fazer com que esta nova constituição seja cota do que o produzido por uma flauta e cavaquinho.
no instante, como este detalhado pela página que expõem tuas características, prontamente foram encontrados cerca de 100.000 novos sons à insistência de cada músico. Um movimento que veio para continuar pela cena eletrônica é o chamado live coding.
- Dois Halo: Combat Evolved
- dois Subsidiárias e outras companhias relacionadas
- 30 Biografia de José Luís Peralta Lobato
- um Aeroporto Internacional de Cancún
- Quantos relatos estão no livro e que tempo da História abrangem
- 2011 será o ano com menos casas algumas iniciadas
- dois Ajudas para a aprendizagem
Suas ferramentas são muito fácil: um pc, um software musical e um código de algoritmos de pc que varia em atividade dos interesses e conhecimento de quem clica. Jesus Jara, integrante Livecodemad, explica que a técnica -pra ele, não é um gênero – tem mais um término criativo e não tanto musical. “É editado pela frente do público e é uma forma de aproximar-se da música utilizando gestos. A potencialidade que possui está mais ligada à informática que a criatividade sonora”, expõe.
O projeto Magenta, tendo em vista a averiguar as probabilidades do deep learning pela arte e pela música, está empenhado em proteger os artistas ao longo do processo criativo. Douglas Eck, pesquisador do Google Brain, explicou numa entrevista a O PAÍS RETINA que ainda estamos em um ciclo em que desconhecemos tudo o que você pode trazer a inteligência artificial, a essas disciplinas. “Durante bastante tempo nós nos concentramos em fazer com que o software compreenda a linguagem musical e seja capaz de compor. Os dados são importantes, contudo é mais respeitável o aprendizado”, afirmou.
O live coding, nas expressões do próprio Jesus, trata-se de um código dentro do pc, como um algoritmo, que executa sons acordados em atividade do que se escreve em uma interface. “A diferença com a eletrônica convencional é a gestualidade e a rapidez que tem. Com esta técnica, tudo vai por código e é mais demorado.
Mesmo desta maneira, pode dotar de sonoridade, por exemplo, um tweet escrito em directo”, complementa. Nesta procura os limites digitais, a maior novidade, a que esta maneira de compor, além de fazer algoritmos, é a acessibilidade à música eletrônica. Cada um que assista a uma sessão poderá-se perceber in loco como se cria. Como em qualquer outro setor, a polêmica entre analógico e digital assim como está presente em eletrônica, por extravagante que possa parecer. A eletrônica, no decorrer de tua história, a todo o momento contou com um resíduo incrível do que desta maneira é isso, o resto de gêneros.
Sobre o Autor