Por seu campo de estudo, a geomorfologia tem vinculações com outras ciências. Em um começo, inseparável da geografia, geomorfologia toma forma no fim do século XIX, de mãos, de quem foi teu pai, o notável geógrafo William Morris Davis, que também é considerado o pai da geografia americana. Na sua época, a idéia predominante a respeito da construção do relevo se explicava através do catastrofismo como se fosse o caso de a enorme inundação bíblica. Davis e outros geógrafos começaram a confiar que outras causas foram responsáveis do modelamento da superfície da Terra, e não eventos catastróficos.
Davis, dentro do âmbito do estudo, montou uma teoria da criação e destruição da paisagem, a que chamou período geográfico. Fatores geográficos: O relevo é afetado em tal grau por fatores bióticos como abióticos, os quais são considerados precisamente geográficos aqueles abióticos de origem exógeno, por exemplo a gravidade, o solo, o clima e os corpos de água. O clima e os seus elementos, tais como a pressão, a temperatura, a umidade, os ventos.
- Localizado em #26 pela PWI 500 de 2009[227]
- quatro Agradecimento e pequena nota
- dez DIFERENÇAS ENTRE Perder gordura E Perder gordura
- WBO: Ásia-Pacífico campeão do peso-mosca (112 lbs)
- >> Abuso ou maus-tratos de crianças
- 1 Ritmo pela lingüística
A água de superfície com ação de escoamento, a ação fluvial e marinha. Os gelos com a modelagem do gelo, além de outros mais. São fatores que ajudam a modelagem, favorecendo os processos erosivos. Fatores bióticos: O efeito dos fatores bióticos a respeito do relevo normalmente opor-se aos processos de modelagem, de forma especial levando em conta a vegetação, todavia, existem poucos animais que colaboram com o procedimento erosivo, por exemplo os caprinos.
Fatores geológicos, por exemplo a tectónica, o tectonismo, a orogénesis e o vulcanismo, são processos construtivos e de origem endógeno que se opõem à modelagem e interrompem o passo geográfico. Embora os diferentes fatores que provocam a superfície terrestre se vêem incluídos na execução do estágio geográfico, só os fatores geográficos contribuem sempre em direção ao desenvolvimento do tempo e a teu fim último; a peneplanície.
Enquanto o resto dos fatores (biológicos, geológicos e antrópicos), interrompem ou perturbem o desenvolvimento normal do estágio. Da interação desses elementos são os processos morfogenéticos ou modelagem, dividido em três etapas ou 3 processos sucessivos, a saber, a erosão, o transporte e a sedimentação.
Este modo é, em grande fração, a razão do modelado da superfície terrestre, tendo em conta uma série de ocorrências. Pode ser subdividido, por tua vez, em 3 grandes abordagens: geomorfologia estrutural, que trata da caracterização e gênese das maneiras do relevo”, como unidades de estudo. A geomorfologia dinâmica, a respeito da caracterização e explicação dos processos de erosão e metamorfismo pelos principais agentes (gravidade e água).
Sobre o Autor