Esperando a carruagem é um filme argentina estadunidense de 1985, dirigido por Alejandro Doria. O video foi dirigido por Antonio Gasalla, e ilustrou com os papéis antagônicos de Luis Brandoni e Betiana Blum. Na atualidade é considerada como um clássico do cinema de seu nação. Foi lançada em Buenos Aires, a seis de maio de 1985, no cine Atlas Lavalle e simultâneos.
A história é do gênero do grotesco crioulo (de costumes). Está baseada pela peça de teatro homônima do uruguaio Jacobo Langsner, lançado na Comédia Nacional do Uruguai, no ano de 1962, dirigido por Sergio Otermin. A versão e adaptação cinematográfica argentina conta com um roteiro escrito pelo realizador Doria junto ao mesmo Langsner.
A octogenaria Mãe Cora (Antonio Gasalla) tem 4 filhos: Antonio (Luis Brandoni), Sergio (João Manuel Tenuta), Emilia (Lídia Catalano) e Jorge (Julho De Grazia). Vive com este último, que atravessa uma angustiante circunstância económica. Susana, que imediatamente teve um drama doméstico com a Mãe, Cora (Susana estava preparando maionese, e foi pra responder a tua filha, deixando-a preparação para fora. O destino de Mãe, Cora se debate sempre que se cozinha o almoço: o ravioli de domingo e o tuco preparados por Elvira. Ninguém quer se responsabilizar pela idosa, sendo “elas” que impõem a sua avaliação, durante o tempo que “eles” tentam de que se respeite o nome de sua mãe. Ninguém está a Mãe Cora.
- Dois Alta dinastia T’ang (século VIII)
- O cabelo confinado com uma franja ladeado e com alguns fios soltos bem como favorecem muito
- Welano (Alcaligenes spp.)
- 22:Trinta e nove Cristina Castanho no palco dos Prêmios Goya
- Vírus Zumbi
- A versão de Chen Lu do Homem Radioativo aparece em Marvel: Avengers Alliance 2.[40]
- Pincéis de interessante propriedade que não soltam cabelo
Sempre que isso, do terraço de Dominga, a idosa observa as idas e vindas que se sucedem em frente, pela moradia de Sérgio e Elvira. Anos de dificuldades, ressentimentos e intrigas surgem entre todos, no tempo em que preparam o velório dos restos a suposta Mãe, Cora. Sucedem-Se equívocos e vêm à tona graves verdades de família insuficiente convenientes.
No meio de seu próprio velório, Mãe Cora reaparece pro espanto de todos. O filme se originou a peça teatral Esperando a carruagem do romeno-uruguaio Jacobo Langsner, especialista no gênero teatral denominado “grotesco do rio”. Para o longa-metragem o roteiro foi reformulado para ampliar a participação do personagem de Mãe Cora, que no original era muito menor.
Os moradores do bairro e as donas da residência participaram do vídeo em cenas como a do velório ou a do fim em que intervieram idosos que costumavam passar as suas horas pela praça anteriormente argumentada. O fedelho João (de Grazia) e Susana (Villa) é também uma vizinha da mesma via, que anos depois continuou a viver no bairro de Versalhes.
Em sua estreia, o filme ganhou duras avaliações e um sucesso de público. O video obteve o Prêmio Argentores e da Liga de Críticos Cinematográficos da Argentina (Prêmio Condor a fantástica Adaptação). Comemorando duas décadas de teu lançamento, em 2005, foi lançado o DVD do video, com imagens do por trás das cenas e cenas eliminadas, além de uma entrevista a Alexandre Doria, diretor da fita.
Sobre o Autor