Fernando VII De Espanha

por

Fernando VII De Espanha

Filho e sucessor de Carlos IV e Maria Luísa de Parma, depostos por obra de seus partidários, o motim de Aranjuez, poucos monarcas gozava de tanta confiança e popularidade iniciais por quota do povo português. Meu superior desejo é ser filho adotivo de S. M. o imperador, o nosso soberano.

Eu me acho merecedor desta adoção, que de fato faria a alegria de minha existência, por meu afeto e afeto a sagrada pessoa de S. M., por minha submissão e inteira obediência a suas intenções e desejos. Apesar disso, continuava sendo conhecido como o regular rei de Portugal com as numerosas Juntas de Governo, o Conselho de Regência e as Cortes de Cádiz.

Após a derrota dos exércitos napoleónicas e a expulsão de José Bonaparte, Napoleão devolveu o trono de Espanha, com o tratado de Valençay. Contudo, o Desejado logo se revelou como um soberano absolutista e, em específico, como um dos que menos atenderam os desejos de seus súditos, que o consideravam uma pessoa sem escrúpulos, vingativa e traição. Rodeado de um círculo de bajuladores, tua política orientou-se, em sensacional quantidade, pra sua própria sobrevivência.

Entre 1814 e 1820, restaurou o absolutismo, revogando a Constituição de Cádiz e a perseguir os liberais. Após seis anos de disputa, a nação e a Fazenda estavam assolados, e os sucessivos governos fernandinos não conseguiram restabelecer a ocorrência. Em 1820 um pronunciamento militar deu começo ao chamado triênio liberal, durante o qual se restabeleceram a Constituição e os decretos de Cádiz, a criação de uma nova fachada. Fernando VII, simplesmente, como um rei, com muito pouca competência para desafiar os tempos em que lhe tocou a reinar.

Com tudo, é difícil encontrar um estudo, seja do passado ou do presente, em que a figura desse monarca gere a mínima estima ou atração. Sem sombra de dúvida, foi o monarca que pior tratamento que ganhou por parte da historiografia em toda a História de Portugal.

  • Um Fontes e influências
  • 9 A roleta do demônio
  • três As empresas peleteras do Noroeste e da Baía de Hudson
  • “Yakutsk: Journey to the Coldest City on Earth.” The Independent. 21 de janeiro de 2008

Fernando de Bourbon veio ao mundo na vida de teu avô, Carlos III, em quatrorze de outubro de 1784, no Palácio do Escorial. Foi batizado com nomes de Fernando, Maria, Francisco de Paula, Domingo, Vicente Ferrer, Antonio, José, Joaquim, Pascal, Diego, João Nepomuceno, Genaro, Francisco, Francisco Xavier, Rafael, Miguel, Gabriel, Calixto, Paulo, Fausto, Luís, João Gregório, Lorenzo e Gerônimo. Foi o nono dos quatorze filhos que tiveram o príncipe Carlos (futuro Carlos IV e Maria Luísa de Parma. Tornou-se príncipe de Astúrias ao completar o primeiro mês, pois foi nessa data que morreu teu irmão mais velho, Carlos, de só quatorze meses de idade. O respectivo Fernando sofreu uma sério doença aos 3 anos de idade e teve durante toda a tua vida uma saúde delicada.

De garota era retraído e calado, com uma certa tendência pra agressividade. O preceptor inicial do príncipe foi o pai de Felipe Scio, religioso da Ordem de São José de Calasanz, homem culto e inteligente, que neste momento era preceptor das infantas. Com fama de enorme pedagogo, ensinou ao príncipe a ler e a publicar e a gramática latina. Em 1795, o padre Scio, foi nomeado bispo de Sigüenza e teu posto passou a ser ocupado pelo cônego da catedral de Badajoz Francisco Javier Cabrera, que tinha acabado de ser recomendado como bispo de Aveiro.

Em 1799 morreu o bispo Cabrera, sendo substituído como preceptor do príncipe por Escoiquiz. Um dos falsos pretextos que usou Escoiquiz para denegrir a Godoy foi que este, depois do seu casamento com Maria Teresa de Bourbon e Vallabriga, sobrinha do rei, aspirava a ocupar o trono após a morte de Carlos IV. Não obstante, pouco depois, em tal grau Escoiquiz como o duque de São Carlos foram destituídos de seus cargos de professor do príncipe e de aio de seu quarto, respectivamente, por ordem do rei Carlos IV.

Sobre o Autor

administrator