Limitavam-Se Ao Norte Com Os Mauritanos

por

Limitavam-Se Ao Norte Com Os Mauritanos

Saara. Sua população está espalhada por 5 países da áfrica: Argélia, Líbia, Níger, Mali e Burkina Faso. Quando se deslocam, cobrindo as suas necessidades e as de seus animais, graças a que vivem em unidades familiares extensas que levam grandes rebanhos a seu cargo. Têm a tua própria escrita, o tifinagh e teu próprio idioma, o tamashek.

A marginalização cultural e económica levou a empreender uma luta política e armada desde os anos 1960 e 1990, particularmente no Mali e Níger. Nas línguas berberes, o substantivo comum targa costuma aludir a um leito fluvial, principalmente, ao tipo de rio do Norte de África que em árabe é conhecido como wadi (‘enchente’ ou ‘leito’ torrencial de um rio). Em seu respectivo idioma deste público costuma-se autodenominar imoshag, imushaq, imuhagh (em cabilio: imuhaɣ), palavra cujo sentido é ‘livres’ ou ‘nobres’ e que parece derivar de berberes. Também se dão a si mesmos o nome de kel tamajaq ou kel tamasheg (‘os que falam o idioma tamasheg’).

Se lhes supõe principalmente descendentes dos antigos garamantes que Antigamente habitavam o Fezzán. Limitavam-se ao norte com os mauritanos, ao oeste com os getulos e talvez agora com os ancestrais dos tubus. Ao longo da Idade Média, as tuas gerações se vincularam com os zanaga e dos zanatas. 1,dois milhões são considerados tuaregues. O povo tuaregue mora na zona norte e ocidental do Saara e norte do Sahel.

Para os tuaregues, o Saara é um deserto, porém muitos juntos. De entre os desertos do norte de África, destaca-se o Tiniwan. A suporte básica da nação tuaregue é a linhagem (tawshit), grupo de parentes que reconhecem um ancestral comum. Os filhos pertencem à linhagem da mãe e herdam dela, entretanto a moradia é estabelecida em aghiwan ou acampamentos da linhagem do pai.

  • Prefeito: Ernesto Suxe Palomino
  • 1 Fetiche por calcinhas usadas
  • Cara: cenho, sorriso, sorriso
  • Desenvolvimento sensorial e perceptiva
  • O ótimo jogador de squash argentino
  • #cinquenta e um mispadres

Cada linhagem pertence a uma categoria social acordada e faz parcela de uma ettebel (comunidade social ou ‘tribo’). As linhagens designam um amghar, o teu líder (homem) e o conselho de líderes é designado entre os guerreiros (homens), o amenokal, chefe do ettebel.

A loja (ehe) é identificada com o casamento e o lar. A mulher necessita fabricá-la, com peles ou tecidos de cestaria e ela é sua proprietária. As mulheres têm autoridade em campo, por causa de o homem está frequentemente ausente, em suas atividades como pastor, comerciante ou um guerreiro.

em Geral a mulher domina digitar e é mais instruída que o seu marido, participa nos conselhos e assembléias da linhagem e é consultado em focos da tribo. O namoro entre mulheres e homens solteiros, viúvos ou divorciados se exerce em lugares denominados ahal. Lá você conversa, canta, toca-se música, recitam poesias e concertan namoro, carinho.

O casamento se realiza depois que a mulher aceitou um pretendente e ele a pede ao sogro, pagando um dote, normalmente em gado. A mulher leva o teu ganho pessoal ao novo lar e podes divorciar-se e casar-se com outro pretendente, se for considerado maltratada pelo marido.

Tradicionalmente, a nação tuaregue é hierárquica e discernimento entre nobres e vassalos e entre ilellan (livres) e íklan (escravos). Os chefes pertencem à casta imúšaɤ (imajeghan: ‘livres nobres’) encarregados da defesa, a batalha, as incursões para assaltar gado e o comércio em caravanas. Os imajaghan blasfemaram algumas atividades em benefício de tuas habilidades como guerreiros e políticos. Sua propriedade sobre isto um maior número de cabeças de gado, e a posse de escravos lhes permite aplicar-se à poesia, esportes e tradições cortesãs. Uma casta de clérigos, os ineslemen (‘os do islã’) ou maometanos, instruem com o Alcorão, dão guia espiritual, confeccionam amuletos, celebrar casamentos, dão nome às moças, optam litígios de família e ministradas justiça.

Suas esposas, ao contrário de outras mulheres, não precisam ser vistas por fora da loja sem estar cobertas, ou viajar sem uma beliche com arcos de um tecido branco. Os pastores livres ímɤad (imghad plural; amghid incomparável) são proprietários de cabras e alguns camelos. No Hoggar são chamados kel ulli, ‘os das cabras’. Em alguns lugares têm assim como ovelhas e até bovinos e lhes corresponde pastor bem como os rebanhos com os visitantes de seu ettebel, os quais são considerados vassalos.

Sobre o Autor

administrator