nos últimos anos, o debate sobre a diversidade dentro das corporações passou a estar pela primeira linha de luta. A diversidade de gênero, a raiz sobre as greves feministas dos últimos dois anos e as reivindicações das mulheres, se tornou uma questão capital. O mesmo está acontecendo com a diversidade em volta da idade, um assunto levou pelo surgimento de novas gerações de jovens em todas as frentes do sistema produtivo, que buscam seu espaço entre tanto sénior.
por esse sentido, as grandes organizações espanholas, representadas por seus máximos órgãos de governo, seguem um passo atrás, à semelhança do que acontece com a diversidade de gênero e geracional. Da nacionalidade, minimiza a sócia da diversidade e liderança inclusivo Talengo, Marta Garcia-Valenzuela, não é garantia exata de nada. Há quem nasce em um espaço e cria-se no outro.
assim como que a cultura e a maneira de trabalhar entre duas ou mais regiões não é sempre que é diferente. “A origem, contudo, não serve pra ter uma idéia bastante aproximada da realidade de um mercado e do interesse que as corporações têm em internacionalizar”, indica.
A internacionalização do conselho de administração é uma responsabilidade que ganha um peso maior no caso das corporações multinacionais. Com a globalização, o mundo é cada vez menor e diversas das organizações que têm uma porção significativa do seu negócio fora do país em que se descobre a sua matriz. Pedreira de Pinho insiste em que é necessário que as entidades incluam pessoas muito ligadas com as zonas onde essas têm interesses, seja por nacionalidade ou por experiência internacional. “Esses especialistas são uma forma de representar a cultura da nação onde se opera”, comenta a consultora, para que as companhias necessitam julgar como querem figurar nos diferentes países em que se acham.
“Necessita ser uma decisão estratégica e ponderada, em atividade dos interesses particulares de cada um”, dita normas Pedreira de Pinho. Com todas essas idéias a respeito da mesa, os números do Ibex 35 quanto à variedade cultural não se mostram propriamente por encontrar-se bem posicionados.
- 1926: Motor de aviação V, 6 cilindros em linha, 22,9 litros, 235 kW (320 CV)
- 12 Eslovénia 6.12.Um Judeus eslovenos em Israel
- 9 de Contrato definição atípico
- Grosjean: “Estou um tanto desapontado”
- um Pela Colômbia
- Macarthur Chronicle
- Quando existe uma rotação excessiva de executivos-chave
- seis Mundos virtuais em educação
Precisamente dessa maneira, é analisando os números das cotadas, onde se observam as diferenças entre elas e sua equivalente potencial. O setor bancário é um dos que melhor ilustram a circunstância. “A banca, no que respeita a diversidade cultural, é um dos mais avançados por teu papel em outros mercados e a integração de novas caixas na Europa ou américa Latina.
o Santander e o BBVA são um claro exemplo disso”, explica Cubeiro. Ao lado da banca, Pedreira de Pinho adicionado à listagem das mais internacionais do sector das telecomunicações. “A telefônica, que bem como opera em diversos países, tem procurado buscar a todo o momento conselheiros com a nacionalidade dos lugares em que se descobrem”, detalha a especialista.
Sobre o Autor