ao mesmo tempo item e projeto, articulando passado, presente e futuro em um recurso de construção e significação de si mesmo, o que faz significado para si e para o outro. No passado, a construção das identidades se dava em contextos mais estáveis, centralizados e objetivamente identificáveis, por exemplo uma organização, profissão ou ocupação. Dubar (2000) indica que, em um mundo em alteração, a identidade torna-se mais complexa e heterogênea, deixando de ser um item de feitio eterno, pra transformar-se em construções identitárias temporários e mais singulares.
Em sinopse, as construções identitárias seriam os processos de ação de construção contínua de si mesmo, dos outros e do universo, por intervenção de narrativas que precisam de ser social-mente corporações como significados coletivos pra ser uma identidade reconhecida.
Saudade. Este tipo está encontrado no extremo identitário usual e tem a tua base na relação de dependência institucional do paradigma moderno de identidade. É relevante mencionar que o termo saudade advém do episódio de que o procedimento central de construção identitária tem a sua base a procura de fontes clássicas de firmeza, previsibilidade e continuidade.
Encerramento. Esse tipo assim como está encontrado no extremo identitário tradicional. Neste pólo estariam as pessoas que afirmam a necessidade de pertença a um coletivo protetor, que foi a apoio hegemônica da identidade por quase todo o século XX.
- Museu de Arte e História de Guanajuato
- O melhor de sempre café ou salão de chá
- 72 Re: Reconhecimento
- Você página internet
- um Festas famosos
- 1 História 1.1 Primórdios da corporação
- A dama negra (manga)
- dois Espelho duplo
Desse jeito, este tipo caracteriza-se por um procedimento central de pesquisa de encerramento e de proteção em grupos e comunidades. Está baseado em um sistema profissional, sindicato ou uma comunidade de práticas, estabelecidos por modelos clássicos das identidades profissionais e ocupacionais. Sua característica central é a fonte ou a resistência, exibindo pouca disponibilidade pros ajustes e modificações.
Existem várias lógicas do sistema social e da ação, que são escolhidas segundo a conexão da pessoa com o universo. Assim, prontamente não haveria um único centro, uma lógica única ou básica, no entanto ações organizadas por princípios estáveis, contudo heterogêneos, em um modo central de busca de possibilidades na rede sócio-laboral.
Instrumental. Este tipo está achado fora do seguido identitário. Nesta localização existe uma complexidade para a construção identitária no serviço. O projeto de busca foi principalmente dedutivo, pela capacidade em que o detalhe recolhida se confrontou com a tipologia identitária anteriormente apresentada.
Sobre o Autor